Edital para processo seletivo dos cursos técnicos em Controle Ambiental e Meio Ambiente está aberto!

Estes oferta vagas em novas modalidades para o primeiro semestre de 2024
Publicado: 08/02/2024 - 09:21
Última modificação: 28/03/2024 - 15:26

A Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU) publicou na última terça-feira, 6, o edital do processo seletivo dos cursos técnicos em Controle Ambiental e Meio Ambiente. A seleção, referente ao primeiro semestre de 2024, oferta 70 vagas em diversas modalidades. As inscrições devem ser realizadas por meio do Portal de Seleção da UFU das 11h de 20 de fevereiro até às 16h de 29 de fevereiro.

Sobre as modalidades, o curso técnico em Meio Ambiente disponibilizará 20 vagas para candidatos que já concluíram o ensino médio e 20 vagas para candidatos que estão cursando o 2º ano do Ensino Médio em outra Instituição Escolar. Por sua vez, no curso técnico em Controle Ambiental serão ofertadas 30 vagas para candidatos que concluíram o 1º ano do Ensino Médio.

O valor da inscrição é de R$ 45,00 . Os candidatos oriundos de família de baixa renda, que tiverem Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, poderão solicitar isenção do pagamento que deverá ser solicitada no ato da inscrição, no período das 11h de 20 fevereiro até às 23h59 de 23 de fevereiro, indicando nos dados cadastrais o Número de Identificação Social (NIS) associado ao candidato, atribuído pelo CadÚnico. Importante ressaltar que o pedido de isenção só será confirmado se o NIS do candidato estiver validado pelo Órgão Gestor do CadÚnico até 20 de janeiro deste ano.

Já a solicitação de Atendimento Especializado –  destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais - no dia da prova deve ser feita no período de inscrição. O candidato deve enviar, em anexo, o relatório médico atualizado (com validade máxima de 12 meses anteriores à data de publicação do edital), contendo, expressamente, a espécie e o grau ou nível das situações previstas no edital, código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID-10), a assinatura e o carimbo do médico com o número do seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), registro do Ministério da Saúde (RMS) ou registro de órgão competente.

A prova será aplicada no dia 17 de março, domingo, na cidade de Uberlândia - MG, às 10h. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 9h15 e fechados, pontualmente, às 10h. A prova, de fase única e com questões de múltipla escolha, tem duração total de duas horas e os conteúdos programáticos das disciplinas estão descritos no Manual do Candidato ESTES/UFU/2024-1, que pode ser acessado no Portal de Seleção.

A Ficha do Candidato com essas e outras informações, como o endereço do local de prova e os itens de porte obrigatório no dia, estará disponível, no Portal de Seleção, a partir de 12 de março. Para mais informações acesse o edital na íntegra.