Laboratório da Estes adquire novo equipamento para análises biológicas

Uso da nova máquina promete modernizar o ensino da Escola Técnica de Saúde
Publicado: 29/11/2023 - 12:00
Última modificação: 29/11/2023 - 12:00

A aplicação de tecnologias que aceleram o tempo para a obtenção de um diagnóstico já é realidade dentro dos laboratórios de análises clínicas por todo o mundo. Agora, com a obtenção do novo analisador bioquímico SX-300, a Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU) atualiza-se mais uma vez para preparar seus alunos para o mercado de trabalho.

Os recursos para a compra do equipamento são provenientes do Programa de Apoio às Universidades Federais de Minas de 2021, que também financiará a construção e modernização de outros laboratórios da Estes. O manuseio do analisador passa a fazer parte da rotina dos estudantes da escola a partir do próximo semestre, que começa em janeiro do ano que vem.

O que é um analisador bioquímico?

Imagem do analisador bioquímico

Equipamento de modernização custa, em média, 97 mil. (Foto: Anna Franco)

O analisador bioquímico é um equipamento utilizado para realizar análises e testes bioquímicos em amostras biológicas, como sangue, urina e saliva, entre outras.

A máquina é comumente usada em laboratórios clínicos, hospitais, centros de pesquisa e indústrias farmacêuticas para determinar os níveis de diferentes substâncias, como glicose, colesterol, enzimas hepáticas, eletrólitos e outros componentes presentes no organismo.

A principal vantagem dessa tecnologia é a velocidade com que se conclui a análise do material e a possibilidade de analisar um maior número de amostras em determinado intervalo de tempo. O equipamento ajuda os profissionais de saúde a diagnosticar doenças, monitorar o progresso do tratamento e avaliar a saúde geral do paciente em tempo recorde.

O que essa conquista representa para o ensino da Estes?

Laboratório de bioquímica com o novo equipamento

Estes atua com práticas manuais e automatizadas. (Foto: Anna Franco)

A inserção do equipamento na aprendizagem dos alunos do Curso Técnico de Análises Clínicas beneficiará suas atuações no mercado de trabalho. Isso porque, além das práticas manuais essenciais à profissão, eles saberão manusear, de maneira adequada, as máquinas automatizadas que são comumente encontradas nos laboratórios.

Para além da modernização do laboratório, o analisador representa novas oportunidades para projetos de extensão que, principalmente, analisem os parâmetros de saúde da comunidade de Uberlândia.