ESTES oferece orientação pedagógica ao estudantes

Conheça e saiba como aproveitar os serviços de acolhimento da escola
Publicado: 18/09/2023 - 09:00
Última modificação: 18/09/2023 - 09:38

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. A Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU) além de apoiar e participar das campanhas no mês de promoção à vida realizadas pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) da UFU, também disponibiliza atendimentos especializados para as diversas demandas de saúde mental dos alunos de maneira contínua.

Quais os serviços oferecidos?

Apoio pedagógico para estudantes com dificuldades no processo de ensino- aprendizagem;

Assistência estudantil para oferta de auxílios estudantis (alimentação, moradia, transporte e creche) para estudantes de baixa renda, bem como acolhimento e escuta social.

Acolhimento e orientação psicológica para demandas individuais e grupais relacionadas a sofrimento mental e/ou psicossocial, encaminhamentos em saúde, acompanhamento de ensino inclusivo e orientação vocacional/profissional.

Os acolhimentos podem ser solicitados por qualquer estudante devidamente matriculado na Estes/UFU por meio de agendamento no Setor Pedagógico,  localizado na sala 316 do Bloco 4K,  ou diretamente pelo e-mail das profissionais da área: psicóloga Leiliane Bernardes, leiliane@ufu.br; pedagoga Rosemeire Fabrício, rosef@ufu.br; e a assistente social Cheliman Rodrigues, cheliman.rodrigues@ufu.br . Mais informações podem ser obtidas pelo fone: (34) 3225-8457.

Além disso, a Estes ainda oferece ações educativas sobre temas transversais à formação profissional. Essas atividades auxiliam a compreensão e participação do indivíduo na sociedade de forma integral relacionado a questões de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. “Acreditamos que a educação não apenas forma profissionais, mas também salva vidas.” relata Leiliane.

Para alunos da UFU, externos a ESTES, a universidade também conta com um canal de atendimento online. O projeto Proteger-se, que foi iniciado durante a pandemia de covid-19, está em funcionamento das 11h às 21h, de segunda à sexta-feira. Para ser atendido, basta acessar a sala virtual do projeto no horário de atendimento.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os Pronto Atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de instituições particulares também estão disponíveis para casos de urgência e emergência psiquiátricas. Outra opção é o Centro de Valorização da Vida, uma ajuda via ligação, que está disponível 24h por dia em todo o território nacional pelo telefone 188.