Você conhece a parceria entre o HCU e o curso técnico em Enfermagem da Estes?

A colaboração proporciona a prática de atividades que auxiliam no desenvolvimento dos participantes
Publicado: 16/04/2024 - 09:54
Última modificação: 16/04/2024 - 09:55

Poder vivenciar a realidade da rotina de um hospital durante a formação é um sonho de vários estudantes da área da saúde. Pensando nisso, a Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU), em parceria com o Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU), criou um projeto de extensão que coloca alguns alunos do curso técnico em enfermagem para estagiar no hospital.

As atividades funcionam em duas frentes de atuação: no Centro Cirúrgico e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a professora de enfermagem da Estes e idealizadora do projeto, Dra. Sandra Regina Toffolo, a colaboração dos alunos nesses setores acontece devido a complexidade das áreas e os avanços profissionais que essa experiência pode trazer ao aluno.

Os alunos são direcionados a cada setor de acordo com a necessidade do hospital e o perfil do estudante. Foto: Anna Franco.

Durante a participação no projeto, cada aluno conta com a supervisão direta e constante dos enfermeiros que atuam no HCU e da orientação dos professores da escola, sendo assim, o estudante vivencia a rotina hospitalar de maneira intensiva. “Como eu faço o curso técnico em Enfermagem, dentro do projeto eu vou fazer atividades voltadas para minha área de atuação. Lá eu vou seguir a rotina do setor, sempre tem uma técnica em enfermagem comigo. Eu não realizo atividades sozinha", conta Roberta Santos, bolsista no centro cirúrgico.

Bolsistas do projeto e equipe hospitalar trabalham juntos na recuperação de pacientes. Foto: Anna Franco

Como participar?

Esse é um projeto voltado especificamente para os estudantes regularmente matriculados no curso técnico em Enfermagem na Estes, que possuam disponibilidade de 20h semanais para dedicação ao projeto; notas altas nas matérias de Centro Cirúrgico e UTI; e perfil adequado para as demandas. Quanto ao perfil, este é analisado pelos docentes responsáveis em entrevista.

As inscrições são realizadas por meio de editais que são publicados e divulgados no site da escola no início dos semestres. Além disso, os participantes selecionados contam com uma bolsa de extensão para realização das atividades. Os valores devem ser consultados junto aos editais.