Formação Inicial e Continuada

Projeto Alvorada

por Secretaria Escola Técnica de Saúde
Publicado: 17/02/2022 - 11:51
Última modificação: 23/02/2022 - 07:28

O Projeto Alvorada é proposto pela Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) por meio do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU) e em parceria com a Faculdade de Engenharia Elétrica FEELT/UFU e o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp).

O Projeto Alvorada tem como objetivo oferecer um curso de formação inicial e continuada em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão para inclusão social e produtiva de pessoas egressas do Sistema Prisional, em Uberlândia, Minas Gerais. Trata-se de um projeto que articula uma rede de instituições com trajetórias nas áreas da educação, trabalho e políticas penais que integram esforços conjuntos para promover oportunidades reais de inclusão social de pessoas egressas do sistema prisional, via inserção no mundo do trabalho.

O projeto Alvorada foi constituído considerando o trabalho como um fator de redução de vulnerabilidades sociais, proporcionando as pessoas egressas do sistema prisional novas possibilidades de reconhecimento, socialização e autoconstrução, na medida em que viabiliza condições para que os sujeitos sejam inseridos na estrutura produtiva. Trabalha com a inserção da pessoa egressa do sistema prisional num duplo contexto, o universo da Educação Profissional, a partir do entendimento de trabalho no âmbito do princípio educativo, e de acompanhá-lo no enfrentamento da inserção e permanência do mundo do trabalho.