Programas / Projetos ESTES

Programas/Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão da ESTES/UFU - 2010

A Escola Técnica de Saúde desenvolve, junto à comunidade, programas e projetos que envolvem a formação inicial e continuada de trabalhadores, além de atividades de extensão e pesquisa realizadas por docentes e estudantes dos cursos técnicos em diferentes locais de Uberlândia e região:

Cálculo, Preparação e Administração de Medicações - uma revisão teórica e prática com alunos do Curso Técnico em Enfermagem: visa proporcionar conhecimentos teóricos e práticos, referentes ao cálculo, preparo e administração de medicações, aos alunos de cursos técnicos em enfermagem de Uberlândia, preferencialmente aos estudantes do Curso Técnico em Enfermagem da ESTES-UFU, contribuindo para capacitação e formação de futuros profissionais, proporcionando o aprendizado necessário para o cuidado ao paciente.

Curso de Aperfeiçoamento em Prótese Ortodôntica: com o objetivo de ampliar o conhecimento teórico-prático de alunos e profissionais generalistas que queiram se especializar em prótese ortodôntica.

Curso Emergencial em Técnico em Análises Clínicas: destinado à habilitação dos servidores da Universidade Federal de Uberlândia, Auxiliares em Análises Clínicas, em Técnicos em Análises Clínicas.

Curso Emergencial em Técnico em Enfermagem: destinado à habilitação dos Auxiliares em Enfermagem da Diretoria de Enfermagem do Hospital de Clínicas da UFU em Técnicos em Enfermagem.

Inglês Instrumental para alunos e profissionais da área da saúde: destinado ao preparo de alunos e funcionários da Universidade Federal de Uberlândia, todos da área da Saúde, para a utilização do Inglês como instrumento facilitador da aquisição de novos conhecimentos.

Programa da Ação Multidisciplinar para Idoso (PROAMI): tem como objetivo proporcionar aos pacientes idosos e senescentes a saúde bucal e geral por meio de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar, facilitando o desenvolvimento criativo e crítico do estudante nas diversas áreas de atuação com a aplicação de seus conhecimentos técnicos científicos.

Programa Multidisciplinaridade na Atenção à Saúde do Idoso – saúde bucal e geral (MASI): envolve o atendimento a pessoas idosas carentes com comprometimento da saúde bucal e geral, com o objetivo de oferecer capacitação para profissionais envolvidos com atividades voltadas para a pessoa idosa.

Programa de Promoção em Saúde Bucal de Escolares com Necessidades Especiais: tem como objetivo avaliar o impacto das ações de prevenção e curativas em portadores de deficiência mental.

Programa de Promoção em Saúde Bucal em Crianças de Faixa Etária entre 1 e 4 anos: destinado à prevenção e tratamento de doenças causadas pela placa bacteriana em crianças com faixa etária entre 1 e 4 anos da Creche Associação das Damas Beneficentes Cláudio das Neves.

Projeto de Apoio Técnico e Laboratorial às Clínicas de Extensão Odontológicas: tem como objetivo viabilizar a execução de trabalhos clínicos, projetos de pesquisa a nível de mestrado e iniciação científica, da Faculdade de Odontologia e/ou outras instituições interessadas, os quais necessitam de aparelhos protéticos confeccionados por alunos do Curso Técnico em Prótese Dentária/ ESTES.

Promoção de Saúde Bucal e Geral em Idosos Institucionalizados: destinado a promover saúde bucal e geral aos idosos residentes em instituições de longa permanência, por meio de atendimento médico-odontológico integral e integrado.

Relatório de Enfermagem - desafios e possibilidades: tem como finalidade aprimorar a formação de estudantes de Curso Técnico em Enfermagem da ESTES - UFU e de outros cursos na elaboração de relatório de enfermagem.

Saúde Bucal a Idosos Carentes Hospitalizados no Hospital de Clínicas: visa atender pessoas idosas internadas no Hospital de Clínicas/UFU com comprometimento da saúde bucal e geral, conforme proposto no Programa Multidisciplinaridade na atenção à saúde do idoso (MASI).