Histórico ESTES

A Escola Técnica de Saúde foi criada em 1972, iniciando suas atividades em 1973 com o Curso Técnico de Enfermagem. Inicialmente denominada Escola Técnica de Enfermagem Carlos Chagas (ETECC), pertenceu à extinta Fundação da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (FEMECIU), como estabelecimento privado de Ensino de 2° Grau. Após a federalização da Universidade de Uberlândia, a Escola Técnica de Enfermagem Carlos Chagas integrou-se à Universidade Federal de Uberlândia em 1981.

Em 1984, a escola passou a oferecer a habilitação em Laboratório de Prótese Odontológica, (atual Curso Técnico em Prótese Dentária), alterando sua denominação para Escola Técnica de Segundo Grau da Universidade Federal de Uberlândia.
Em 1988, foram criados os Cursos Técnicos em Patologia Clínica (atual Técnico em Análises Clínicas) e em Higiene Dental (atual Técnico em Saúde Bucal). Em 1991 recebeu a denominação Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (ESTES/UFU), consolidando-se na formação de profissionais na área de Saúde.

No período de 1991 a 1999, a ESTES ofereceu Cursos Emergenciais para a Qualificação em Auxiliar em Enfermagem para servidores de enfermagem das diversas instituições de saúde de Uberlândia e região. E, a partir de 2003, passou a oferecer Cursos Emergenciais para Habilitação em Técnico em Enfermagem.

Atualmente, a ESTES oferece, além dos Cursos Técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem, Prótese Dentária e Saúde Bucal, os Cursos Emergenciais para Habilitação em Técnico em Análises Clínicas e em Enfermagem. A ESTES implantou recentemente  dois novos cursos, o Técnico em Controle Ambiental (2012) e o Técnico em Meio Ambiente (2011), sendo o último, articulado com a Superintendência Regional de Ensino na modalidade PROEJA (Profissionalização de Jovens e Adultos).

No ano de 2013 a ESTES iniciou participação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) ofertando 2 cursos técnicos (Meio Ambiente e Segurança do Trabalho) e seis cursos de formação inicial e continuada (Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador de Idosos, Cuidador Infantil e Frentista).

Referência Bibliográfica:
FALEIROS, E. M. Fazer, Existir, Ser: o Curso Técnico de Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (1971 a 1995). 1997. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1997.