Laboratórios - Enfermagem

O Laboratório de Técnicas Básicas de Enfermagem é um ambiente de ensino/aprendizagem destinado a atividades educacionais do Curso Técnico em Enfermagem e do Curso de Graduação em Enfermagem.

Objetivo:

O Laboratório de enfermagem é uma extensão da sala de aula, sendo um facilitador no aprendizado do aluno, pois é o local onde serão executados procedimentos e técnicas básicas de enfermagem. É um recurso institucional que permite o estudante experimentar, testar, repetir, errar e, sobretudo, corrir os erros, facilitando a compreensão das técnicas estudadas.

Descrição de atividades realizadas:

São realizadas atividades práticas por meio de manequins para simulação de procedimentos básicos, tais como: curativos, sondagens, banho no leito, administração de medicamentos, cuidados com recém-nascidos, reanimação cardiopulmonar, entre outras atividades afins.

Descrição de materiais:

O Laboratório de Enfermagem possui ampla área física e conta com um conjunto de equipamentos, utensílios e instrumentais apropriados para o ensino prático, além de móveis hospitalares, tais como: camas, macas, cadeira de rodas, monitor cardíaco, material cirúrgico, simuladores de peças anatômicas, kit planejamento familiar e equipamentos audiovisuais.

Solicitação de Reserva

Para utilização o Professor deverá acessar a agenda do Laboratório (link abaixo) e verificar a disponibilidade do dia e horário que necessita. A partir daí, com UM DIA de antecedência, solicitar a reserva pessoalmente junto ao técnico de laboratório ou pelo email laborenf.estes@gmail.com; em ambas as formas, descrever o dia e horário requeridos, material necessário, quantidade de alunos.

Na opção de reserva por email, aguardar a confirmação.

Solicitação de reserva de material para uso fora do Laboratório

Os materiais e equipamentos para uso em eventos, campanhas, aulas fora do ambiente da ESTES, poderão ser retirados somente com a autorização do Coordenador de Curso e mediante assinatura do termo de responsabilidade, na caderno de registro de empréstimo de materiais.

A solicitação deverá ser com antecedência de UM DIA para agendamento do empréstimo e reserva dos materiais e equipamentos.

As reservas de manequins simuladores estão condicionados à reserva do Laboratório, pois só poderão ser utilizados no local, sendo vetada a sua retirada sem a devida autorização da coordenação de curso.

Técnicas de Laboratório

• Edna Ribeiro de Moura
  • Geovania Geralda de Araujo

Clique aqui para acessar a agenda do Laboratório de Enfermagem.